sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O poder das refeições em família

Você sabia que:

- As crianças dependem dos pais para aprenderem a ser saudáveis: 71% dizem aprender a ser saudáveis com a mãe, 43%, com o pai.
- 19% dos adolescentes que fazem menos de 3 refeições com a família reportam tensão e stress entre os membros da família, comparado a 7% daqueles que fazem pelo menos 5 refeições em família.
- Mais refeições em família em casa é o único e mais forte fator apontado para atingir melhores notas e menos problemas de comportamento em crianças de todas as idades. Mais refeições em casa também geram menores índices de obesidade.
- Nutrir é a maneira mais primitiva de demonstrar amor, portanto, compartilhar refeições é a forma mais poderosa de criar vínculos familiares.
- Com as regrinhas básicas aprendidas à mesa, as crianças aprendem a compartilhar e pensar nos outros. Dizendo "por favor" e "obrigado" as crianças reconhecem que as pessoas merecem respeito.
- Mais de uma década de pesquisas feitas pelo National Center of Addiction and Substance Abuse da Universidade de Columbia concluiu que quanto mais as crianças compartilharem refeições com suas famílias, menor a chance de fumarem, beberem ou usarem drogas.

Essas são algumas das conclusões muito interessantes do livro "The power of family meals", que, em linhas gerais, mostra como é importante reunir a família na hora das refeições, pois nesses momentos, criamos uma conexão especial e deixamos o resto do mundo do lado de fora. O impacto positivo se vê em crianças de todas as idades: notas melhores, melhores hábitos alimentares e relações mais próximas com pais e irmãos, entre muitos outros.

A vida anda corrida para todos, bem sabemos, mas vamos sentar juntos para comer?



Nenhum comentário:

Postar um comentário