segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Toda criança pode aprender

Parece que nos tempos atuais, a infância virou um jogo. Um jogo sério, claro, e muito competitivo. E  quem sabe mais vence no final. Tão comuns as perguntas: com quantos anos seu filho andou? E falou? E desfraldou? E escreveu? E leu? Pergunta feita, pulga atrás da orelha instalada.

Os pais ficam atormentados: o filho do fulano tem a mesma idade e já escreve. A filha do ciclano já sabe fazer contas. E aí se desesperam: ai, está tudo perdido, meu filho vai ser um atrasado na vida!

Alto lá!

Vamos pensar no que estamos fazendo e como estamos tratando o desenvolvimento infantil? Além de os pais ficarem preocupados à toa, afinal, não faz diferença alguma com qual idade seu filho começou a fazer tal coisa contanto que uma hora, no seu tempo, ele chegue lá, essa ansiedade materna e paterna com certeza não contribui em nada para a educação dos pequenos.

E só para lembrar: não, nesse  jogo, vencer no final não é garantido. Mas pensando bem, o que significa vencer mesmo???

Sobre isso, foi escrito um artigo muito esclarecedor no site Sim, toda criança pode aprender que vale muito ser lido.

Entre as "habilidades" de uma criança de 4 anos elencadas no texto não estão saber o nome dos planetas, escrever nome e sobrenome e saber contar até 100. Mas estão na lista coisas muito mais interessantes como, por exemplo, saber que a querem por completo, que está segura e que nada acontecerá se pintar o céu de laranja ou desenhar gatos com seis patas.

E ainda para completar, o artigo traz uma lista muito oportuna (e até mais importante!) de coisas que os pais deveriam saber.

Leitura imprescindível!



Nenhum comentário:

Postar um comentário